Política de Privacidade

Política de Privacidade de Dados

INTRODUÇÃO

BUSNARDO E RAMPELOTI Advogados Associados, preocupados com a prestação de serviços, com o bom atendimento aos seus clientes e a quem acessar seus canais digitais e com o respeito absoluto à legislação, declara que mantém o compromisso de respeito e garantia à privacidade e à proteção dos dados pessoais daqueles que acessarem suas plataformas digitais.

A política de privacidade que seguimos informa quais dados capturamos, onde são armazenados e onde são utilizados, bem como, se são passiveis de compartilhamento e com quem eventualmente o serão.

DA COLETA DOS DADOS PESSOAIS

Este escritório de advocacia captura e registra os dados da mensagem que os clientes podem nos enviar a partir do website, a saber: nome, endereço eletrônico, telefone e mensagem enviados pelos clientes, cujo preenchimento se dá em formulário de contato.

Você poderá solicitar a lista completa das Informações cadastrais que este escritório de advocacia coletou no website www.advblumenau.com.br ou peça através de mensagem eletrônica para o endereço: contato@advblumenau.com.br.

Destacamos ainda que estas informações também poderão ser obtidas por meio de fontes públicas e serão úteis para garantir a justa contratação e acesso aos serviços fornecidos por este escritório de advocacia.

DOS DADOS PESSOAIS DE MENORES E/OU INCAPAZES

Em regra, este escritório de advocacia não solicita qualquer informação de menores de idade.

A única possibilidade de captura e registro de dados cadastrais de menores de idade ou incapazes se dá em momentos de contratação de serviços cujos dados sejam necessários à prestação do que se contratar, no caso, serviços advocatícios. Ainda assim, tais dados serão fornecidos com a anuência dos responsáveis legais por este menor e/ou incapaz.

De todo modo, os dados cadastrais de menores e/ou incapazes poderão ser requeridos pelos responsáveis legais através dos canais de comunicação já citados neste documento.

DOS DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS

Nos termos da legislação vigente, são considerados dados pessoais sensíveis, quaisquer dados pessoais sobre a origem racial ou étnica, a convicção religiosa, a opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado relacionado à saúde ou da vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Qualquer constrangimento relacionado aos dados pessoais ou dados pessoais sensíveis, deverá ser comunicado a este escritório de advocacia através dos canais de comunicação adiante relembrados e imediatamente será encaminhado ao Encarregado em Privacidade e Proteção de Dados através do endereço eletrônico contato@advblumenau.com.br ou através do acesso ao formulário de contato em nosso website.

DO USO DE COOKIES

Cookies são arquivos que armazenam temporariamente algumas informações básicas que você acessa em nossas plataformas digitais deste escritório de advocacia.

O uso de cookies ajuda a fornecer um serviço mais personalizado e ágil, baseado em suas escolhas, o que permite melhorar sua experiência e oferta de serviços em nossas plataformas.

Para saber mais detalhes do modo de tratamento dos cookies em nossas plataformas e também como recusar a captura destas informações, entre em contato conosco através do endereço eletrônico contato@advblumenau.com.br.

DA TRANSFERÊNCIA OU MANUTENÇÃO DE DADOS EM PLATAFORMAS INTERNACIONAIS

Em virtude das inovações da computação em nuvem, declaramos que alguns dados coletados poderão ser mantidos em ambientes hospedados fisicamente no exterior, sempre observando as regras brasileiras de tratamento de dados.

DA FINALIDADE DO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

Este escritório de advocacia poderá fazer o tratamento de dados pessoais capturados nas seguintes circunstâncias:

  1. para fins judiciais, em cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  2. através da gravação de informações elementares capturadas através de Cookies e dados de contato preenchidos em nossas plataformas digitais.

Conforme consta da legislação, é ainda possível que este escritório de advocacia utilize os dados coletados na forma anônima para o fim de aperfeiçoar os serviços prestados. Neste caso, os dados então anônimos não permitirão qualquer associação a quem os tenha fornecidos em nossas plataformas, o que revela a plena observação da legislação vigente.

DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS SOBRE OS DADOS PESSOAIS

O usuário, então titular dos dados pessoais pode exercer a qualquer momento e de forma gratuita, os seguintes direitos:

  1. Acessar o conjunto de dados que este escritório de advocacia possui em relação a si, solicitando através dos canais de comunicação já divulgados;
  2. Exercer o direito de portabilidade destes dados, momento em que tais dados serão entregues em mídia impressa ao usuário para entrega a terceiros de sua escolha.
  3. Retificar os dados que mantemos, solicitando os ajustes pelos canais de contato.
  4. Optar pela eliminação dos dados que mantemos a seu respeito, solicitando a eliminação pelos nossos canais.
  5. Anonimização dos seus dados pessoais, fato que tornará não mais associáveis a si, também mediante requisição pelos canais deste escritório.
  6. Revogar o consentimento dados para captura e processamento dos seus dados;

DOS DEVERES DO USUÁRIO

O usuário tem o dever de informar apenas dados verdadeiros e manter sigilo sobre as tratativas e informações colhidas deste escritório de advocacia, inclusive estando ciente de que não poderá compartilhar os dados deste escritório de advocacia com terceiros sem nossa anuência.

O usuário deve ter ciência também de que os contratos firmados com este escritório de advocacia já preveem as regras de coleta, tratamento e compartilhamento de dados pessoais.

DO ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Este escritório de advocacia armazena os dados coletados em ambiente seguro, protegido com os recursos mais atualizados da Tecnologia da Informação, buscando navegação protegida por programas antivírus e ambiente operado em softwares licenciados.

Em se tratando do armazenamento em si, este por vezes usa de recursos próprios ou de armazenamento em nuvem, tudo em busca de estabilidade e alta disponibilidade.

A conservação dos dados observada na Política de Privacidade, e na legislação vigente e aplicável, em seu artigo 16, I ao IV da LGPD, aplica-se às seguintes finalidades:

  1. cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  2. estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  3. transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei;
  4. uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

DA SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS

Este escritório de advocacia adota as técnicas e métodos mais recentes para assegurar a proteção exigida em lei aos dados pessoais, utilizando-se dos recursos habituais como: antivírus, softwares originais e licenciados.

Os dados mantidos em nossas mídias de armazenamento também são alvo de backups regulares para a preservação em caso de desastre ou extravio acidental de informações.

DO CONSENTIMENTO

Consta desta Política de Privacidade que os dados pessoais somente serão coletados com o consentimento do usuário. Neste sentido, tais dados somente serão utilizados de acordo com os compromissos e destinações anotados nesta Política de Privacidade.

Ao ler esta Política de Privacidade o usuário se torna ciente das condições de tratamento dos seus dados pessoais conforme consta da Política de Privacidade.

DAS ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Este escritório de advocacia reserva-se ao direito de, observando sempre a legislação vigente, modificar a presente Política de Privacidade, atualizando-a e sempre divulgando no website para a ciência dos usuários.

Política de Proteção de Dados

Objetivo

A Política de Proteção de Dados objetiva relata o modo de tratamento dos dados pessoais por parte das pessoas que trabalham para este escritório de advocacia.

As informações pessoais capturadas são utilizadas para fins lícitos, específicos e declarados na nossa política de Privacidade de Dados.

O objetivo desta Política de Proteção de Dados é portanto, definir as principais regras em relação à proteção de dados que são aplicáveis para assegurar a correta proteção aos Dados Pessoais tratados.

Escopo

Esta Política se aplica a todos os advogados associados e demais colaboradores deste escritório de advocacia, quando agindo em nome deste, além de se aplicar também para todo o procedimento de processamento dos dados pessoais.

O escopo relaciona-se ao fim a que se destina esta sociedade de advogados, ou seja, na prestação de serviços jurídicos no Brasil.

Abrangência geográfica

A presente Política de Proteção de Dados aplica-se ao Tratamento de Dados Pessoais coletados no Brasil, independentemente se o tratamento ocorrer no Brasil ou Exterior.

Glossário

“LGPD” é a sigla que representa a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018.

“agentes de tratamento” são o controlador e o operador já citados neste tópico;

“anonimização” é a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo;

“autoridade nacional” é o órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta Lei em todo o território nacional.     

“banco de dados” é o conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico;

“bloqueio” é a suspensão temporária de qualquer operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados;

“consentimento” é a manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;

“controlador” é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

“dado anonimizado” é o dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;

“dado pessoal” é qualquer informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;

“dado pessoal sensível” é o dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

“eliminação” é a exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado;

“encarregado” é a pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);   

“operador” é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

“órgão de pesquisa” é o órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter histórico, científico, tecnológico ou estatístico;

“relatório de impacto à proteção de dados pessoais” é a documentação do controlador que contém a descrição dos processos de tratamento de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco;

“titular” é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

“tratamento” é toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;

“transferência internacional de dados” é a transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro;

“uso compartilhado de dados” é a comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados;

Da Proteção de Dados  

Este escritório de advocacia declara seu compromisso em cumprir a legislação vigente relativa à LGPD e suas conexões com outros institutos.

Princípios para o tratamento dos dados

Em atenção ao artigo 6º da Lei nº 13.709/18 e demais institutos aplicáveis, o tratamento dos dados deverá respeitar os seguintes princípios:

I – finalidade: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades;

II – adequação: compatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento;

III – necessidade: limitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados;

IV – livre acesso: garantia, aos titulares, de consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais;

V – qualidade dos dados: garantia, aos titulares, de exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento;

VI – transparência: garantia, aos titulares, de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial;

VII – segurança: utilização de medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão;

VIII – prevenção: adoção de medidas para prevenir a ocorrência de danos em virtude do tratamento de dados pessoais;

IX – não discriminação: impossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos;

X – responsabilização e prestação de contas: demonstração, pelo agente, da adoção de medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais e, inclusive, da eficácia dessas medidas.

Direitos dos Titulares de Dados

O titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:

I – confirmação da existência de tratamento;

II – acesso aos dados;

III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;

V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;   

VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta Lei;

VII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;

VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

IX – revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º desta Lei.

Poderá ainda, opor-se a tratamento realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de descumprimento ao disposto nesta Lei. De todo modo, os direitos aqui anotados deverão ser feitos por requerimento do titular ou de representante legalmente constituído, a agente de tratamento.

Responsável pelo controle ou operacionalização de dados pessoais  

O Encarregado de Dados Pessoais pode ser contatado através dos canais disponíveis no website ou presencialmente na Rua Frei Lucinio Korte, 186 – Sala 1 – Vila Nova – CEP 89035-620 – Blumenau/SC.

Política de Retenção de Dados

A retenção dos dados é essencial ao bom relacionamento com os usuários, vez que evita a solicitação reiterada de identificação e informações já prestadas, agilizando o atendimento aos usuários enquanto clientes.

 Quando falamos em retenção de dados não estamos limitando apenas a dados mantidos na forma digital, mas também, contratos e documentos que tenhamos em nossa posse para a melhor prestação dos serviços então contratados.

O ciclo de vida das informações é respeitado nos termos da legislação de regência, em especial na LGPD.

Esta Política estende-se a todos profissionais ou prestadores de serviços deste escritório de advocacia e que possam colher, manter, ler ou processar os dados pessoais dos usuários e/ou clientes.

Nossa Política de retenção de dados cumpre integralmente a LGPD, especialmente em relação aos artigos 15 e 16 da referida Lei.

Entenda-se que também o descarte dos dados é regido pela LGPD e é seguido por este escritório de advocacia, fato que torna necessário ao usuário e/ou cliente, ter plena ciência do tempo máximo que os dados serão guardados, não cabendo qualquer responsabilidade deste escritório de advocacia em armazenar dados além do tempo exigido em lei.

Destruição de Dados

Este escritório de advocacia mantem o compromisso de eliminar ou excluir todos os dados cuja finalidade não seja mais relevante ao serviço ora prestado, especificamente, serviços advocatícios.

A responsabilidade geral pela destruição de dados é do Encarregado de Proteção de Dados.

Uma vez atingido o tempo legal para a guarda de dados e estes não mais sejam por força de lei mantidos, tais serão destruídos sem oportunidade de recuperação.

Cronograma de Destruição de dados

Os dados pessoais dos titulares de qualquer natureza e forma poderão ser destruídos a partir de 30 dias do término do serviço contratado, salvo quando pendente investigação oficial ou regulatória.

Dentre os dados que serão destruídos ao final do prazo legal de guarda, constam:

  1. Documentação pessoal, profissional e bancária do titular dos dados;
  2. Cartas, ofícios, memorandos, mensagens de correio eletrônico ou postal;
  3. Extratos de bancos de dados e arquivos diários;

FORMAS DE CONTATO

Os meios de contato com este escritório são o website, as opções dentro deste, os telefones indicados e também, presencialmente na Rua Frei Lucínio Korte, 186 – Sala 1 – Vila Nova – Blumenau/SC – CEP 89035-620.